Em meio à escassez de cacau, sobra criatividade para segurar os números nas vendas de ovos na Páscoa

Além dos ovos com brindes de personagens, a Cacau Show trouxe de volta o Coelho Chef, personagem criado com base na personalidade do do fundador da marca, Alê Costa. Já a Kopenhagen, investiu no licenciamento da personagem Moranguinho e levou a referência até para a receita, que leva chocolate branco e morango.
A Hershey`s apostou na venda das barras de chocolate, com a campanha Barra Lovers, para incentivar as pessoas a presentearem com barras de chocolate nessa Páscoa. Mesmo produto, com investimento concentrado em embalagens com mensagens presenteáveis.
Sem muita novidade? Pois bem, a novidade deste ano é que está faltando matéria-prima. Isso mesmo. a safra de cacau já teve ciclos muuuito melhores e este ano o Brasil registrou uma queda de 67% no recebimento de cacau, na comparação com 2024. O motivo? É aquele mesmo do café estar com o preço tão alto: o aquecimento global. A valorização do cacau é resultado da escassez do produto, que ocorre pelas perdas de safra em Gana e Costa do Marfim, por conta das mudanças no clima – os dois países são responsáveis por 70% da colheita mundial.
O impacto é diretamente sentido na produção de ovos de Páscoa, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), este ano o mercado deve ter uma queda de 22,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Isso porque 2024 já registrou alta de preços e queda na produção, pela mesma razão deste ano. Não é à toa que o Brasil bateu o recorde de maior ovo de Páscoa decorado do mundo lá, em 2023, quando ainda havia mais cacau no mercado. Com 16,72 metros de altura, a atração foi produzida em Pomerode, Santa Catarina e chegou a ser reconhecida pelo Guinness World Records.