A liberdade de criação é a nova tendência na contratação de criadores de conteúdo
O termo pode até parecer estranho, uma vez que o briefing é a primeira etapa do processo de criação ao se planejar qualquer campanha publicitária ou de marketing, mas quando se trata de conteúdo autêntico, a liberdade de criação pode ser a chave para um material inovador e atrativo. Difundido por Alexandre Manisck – CSO da Social Talent, o antibriefing é o oposto do que muitos do mercado publicitário buscam, que seria ter um modelo de briefing para garantir resultados satisfatórios.
Do termo à prática
A lógica funciona mais ou menos assim: um Creator é valorizado pela sua autenticidade, pelas características que o fazem ser querido pelo público. Essa autenticidade é a melhor receita para que este público, em questão, sinta-se atraído. Ou seja, um briefing externo deixaria o conteúdo artificial, o que anularia essas características.
E quando se trata de autenticidade, outro expert do marketing digital assina embaixo a necessidade de buscar conteúdos autênticos para se destacar nas redes sociais. “Comunique-se de forma autêntica e gere relevância, valorize conteúdo autoral em que você aparece ou que aparece alguém, fuja dos bancos de imagens”, afirma Rafael Kiso, fundador e CMO da Mlabs.
Se isso tem a ver com o TikTok? Sim, tudo a ver! É o formato que popularizou o TikTok, uma rede social que vem desde 2014 priorizando esse tipo de conteúdo. Levou dez anos, mas atualmente o que vemos é o estilo TikTok dominando também os conteúdos das redes rivais: Instagram e Youtube.